Os alimentos recolhidos durante o fim de semana serão distribuídos a mais de 2.400 instituições de solidariedade social, que os entregarão a cerca de 360 mil pessoas com necessidades alimentares comprovadas.
A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu, este fim de semana, 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social. Os resultados da recolha representam um aumento em relação ao valor da campanha homóloga do ano passado, num fim de semana marcado pela coincidência com diversas atividades, como a final da Taça de Futebol, concertos e queima das fitas, confirmando assim tanto a solidariedade dos portugueses como a confiança renovada nos bancos alimentares contra a fome, lê-se num comunicado da entidade.
"Em tempos de grande ansiedade e alguma incerteza, como os que vivemos, é comovente verificar que os portugueses mantêm firmes e inalterados valores tão essenciais como os da solidariedade e da participação cívica ativa", afirmou a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome (FPBACF), Isabel Jonet, citada no comunicado.
Os alimentos recolhidos serão distribuídos a mais de 2.400 instituições de solidariedade social, que os entregarão a cerca de 360 mil pessoas com necessidades alimentares comprovadas, lê-se ainda na nota.
Além desta campanha presencial, que contou com a participação de cerca de 40 mil voluntários, será possível contribuir, até 2 de junho, através de vales disponíveis nos supermercados ou na plataforma eletrónica disponível no site. No ano passado, os 21 bancos alimentares contra a fome operacionais distribuíram 25,75 mil toneladas de alimentos, num valor global estimado superior a 39,4 milhões de euros.