3771 passes usufruíram deste benefício da Câmara Municipal de Matosinhos em 2024
As pessoas que sofrem de doenças degenerativas crónicas ou têm uma incapacidade permanente de 60% ou mais, residentes no município, têm direito a passes ANDANTE municipais gratuitos para o transporte público de passageiros. Esta medida também se estende a um responsável, no caso de menores de idade.
Implementada em 2021, esta iniciativa visa reduzir o risco de isolamento, promovendo a mobilidade na rede Maré.
Com o início da operação da rede UNIR, a adoção do tarifário Andante e a possibilidade de utilizar o passe em outros transportes públicos, houve um aumento significativo no número de beneficiários. Em apenas seis meses, o número de beneficiários atingiu 3771, superando os resultados dos anos anteriores e a estimativa inicial para 2023, que era de 3463.
O sucesso destas iniciativas municipais tem sido fundamental para aumentar a inclusão social e a mobilidade da população, humanizar o espaço urbano e promover a descarbonização de Matosinhos, incentivando o uso do transporte público como opção de mobilidade diária para este grupo de utilizadores.
Estas medidas estão alinhadas com a Agenda 2030 das Nações Unidas, que define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em particular, o Objetivo 11 – “Cidades e Comunidades Sustentáveis” – pretende, até 2030, “proporcionar acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço justo para todos, melhorando a segurança rodoviária e expandindo a rede de transportes públicos, com especial atenção às necessidades das pessoas vulneráveis, incluindo mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos”. Além disso, visa “proporcionar acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, especialmente para mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência”.
Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição para este benefício, consulte: