O Primavera Sound regressa ao Parque da Cidade do Porto nesta quinta-feira. Quais são os horários dos concertos? Ainda há bilhetes? Como posso chegar ao festival? Quais são as previsões meteorológicas? O JPN procurou responder a estas e outras questões sobre o festival.
Quando é?
O Primavera Sound volta ao Parque da Cidade do Porto esta quinta-feira (6 de junho) e decorre até sábado (8 de junho).
Quem vai atuar?
Este ano, o Primavera Sound conta com 48 concertos. SZA, atuando pela primeira vez em Portugal, é a cabeça de cartaz do primeiro dia (6 de junho). Conhecida por temas como “Kill Bill” e “Snooze“, a cantora de R&B norte-americana será acompanhada por PJ Harvey, Silly e Mitski nesse dia.
Lana Del Rey retorna a Portugal para um concerto no dia 7 de junho, cujo bilhete esgotou em março. A artista é famosa por músicas como “Summertime Sadness”, “Born to Die” e “Without You”. Outros artistas no segundo dia incluem Milhanas e Samuel Úria.
No último dia do festival (8 de junho), Pulp encabeça o cartaz. A banda britânica, conhecida por álbuns como “His n’ Hers” (1994) e “Different Class” (1995), atuará após 13 anos. The National e Ethel Cain também subirão ao palco nesse dia.
Infelizmente, os Shellac não vão atuar no festival, devido ao falecimento do músico e produtor Steve Albini.
Para detalhes completos do alinhamento, consulte o programa oficial.
Como assistir aos concertos?
Se não conseguir ir ao festival, pode acompanhar os concertos pela plataforma RTP Play e na RTP. No primeiro dia, serão transmitidos concertos de PJ Harvey, Silly, Militarie Gun, Mitski, Amaura e Ana Lua Caiano, entre outros. O concerto de Lana Del Rey será transmitido na íntegra na RTP2 no segundo dia. Também o concerto dos The National será transmitido.
Quais são os horários dos concertos?
Durante os três dias do festival, haverá pelo menos nove momentos em que há concertos simultâneos. Consulte o programa para ver os horários exatos (passe o rato sobre o concerto para ver o horário). O concerto mais curto será dos Gel, com 30 minutos, enquanto o mais longo será dos The National, com duas horas.
Como está organizado o recinto?
Este ano, o festival terá quatro palcos: Porto, Plenitude, Super Bock e Vodafone. O palco Blitz, dedicado à música eletrónica, não será montado este ano devido a obras no edifício do Sport Clube do Porto.
As portas do recinto abrem às 15h45. A organização pretende que o Primavera seja um festival “mais diurno”.
Como trocar os bilhetes por pulseiras?
Os bilhetes diários e passes gerais devem ser trocados por pulseiras à entrada do recinto. A troca deve ser feita presencialmente. Nos dias 6 e 8 de junho, a troca pode ser realizada entre as 12h00 e as 1h00. No segundo dia, a troca começa às 10h00. Festivaleiros com bilhetes DICE precisam da aplicação instalada para efetuar a troca.
Quais são os métodos de pagamento permitidos?
Não serão aceites pagamentos em dinheiro. Só serão aceitos pagamentos com cartão (débito/crédito), MB WAY, Apple Pay e Google Pay. Quem não conseguir pagar por estes meios pode trocar dinheiro por um cartão pré-pago nos pontos ZIG, que custa um euro. O valor remanescente pode ser reembolsado entre 10 e 14 de junho, mediante preenchimento de um formulário.
Que objetos não podem entrar no recinto?
Não é permitida a entrada de garrafas, latas, sprays, aerossóis, ponteiros laser, equipamentos profissionais de fotografia e vídeo, drones, armas, capacetes de moto, malas de viagem e malas grandes. Também são proibidos objetos com mensagens xenófobas ou de apelo à violência. Festivaleiros não podem levar alimentos ou bebidas, exceto garrafas de plástico até 50cl sem tampa e determinados alimentos com atestado médico. É permitido levar copos reutilizáveis (0,25cl e/ou 0,50cl) ou adquirir um copo oficial do festival por um euro.
Que opções tem a zona de restauração?
Haverá mais de 40 espaços de restauração no recinto, com uma variedade de opções, incluindo pratos vegetarianos e fast food. A zona VIP terá um menu desenvolvido pelo Chef David Jesus, do Seiva. O restaurante PRIMA by Sogrape estará presente, oferecendo menus de degustação exclusivos, com chefs renomados como Vasco Coelho Santos e Mauricio Ghiglione.
Uma novidade este ano é a zona de restauração “Cinco”, com especialidades de cinco chefs do Porto. As propostas incluem hambúrgueres, empanadas argentinas, mil-folhas de batata frita com cogumelos fermentados, sanduíches de frango e udon tantan.
Que outros serviços existem no recinto?
No festival, estará presente o Primavera Market com mais de 20 marcas de moda e artesanato urbano, além de um estúdio de tatuagens. Haverá também serviços da Polícia, Bombeiros e Serviços Médicos, e a Komiscare estará disponível para apoio psicológico e combate à discriminação e violência.
Se perder algum item, poderá recuperá-lo na zona de Perdidos e Achados, situada no bengaleiro.
Como chegar ao recinto?
A STCP vai reforçar o serviço durante os três dias do festival. As linhas 200, 203, 205, 500, 502 e 1M terão serviços prolongados e reforçados. A Metro do Porto também vai prolongar o horário das linhas e reforçar o serviço, com a Linha Azul (A), Linha Verde (C) e Linha Amarela (D) funcionando até às 2h30.
Haverá uma Loja Andante no recinto para venda de títulos de transporte.
Os festivaleiros podem ainda chegar ao recinto de bicicleta, pois haverá um Bike Park à entrada.
Ainda há bilhetes?
Os bilhetes diários e VIP para sexta-feira (7 de junho) e o Passe Geral VIP estão esgotados. Para os restantes dias, ainda há bilhetes disponíveis. O passe geral para os três dias custa 195 euros mais taxas, os bilhetes diários 75 euros mais taxas e os VIP 135 euros mais taxas.
As crianças pagam bilhete?
Crianças até aos nove anos podem entrar gratuitamente acompanhadas pelos pais ou tutores. Crianças entre 10 e 15 anos pagam bilhete integral. Haverá um espaço dedicado às famílias, o Porto Family Garden, com várias atividades e comodidades.
Quais são as previsões de tempo?
Espera-se que o festival seja molhado em dois dias. Segundo o IPMA, choverá na sexta-feira (7 de junho) e no sábado (8 de junho). Pode ocorrer trovoada na noite de sexta para sábado. As temperaturas serão agradáveis, com máximas de 29ºC na sexta-feira. Quinta-feira (6 de junho) será nublada sem previsão de chuva.